O que realmente aconteceu na entrega do Oscar de melhor filme


Pablo Villaça

O que ocorreu ontem no palco do Kodak Theater, durante o anúncio da categoria Melhor Filme, foi um erro lamentável - mas que não pode ser atribuído a Warren Beatty, que, para seu azar, acabou se tornando a face pública de um tropeço imperdoável de bastidores.

Os votos do Oscar são contados há décadas pela respeitada PricewaterhouseCooper (acho que acertei; sempre confundo e fico na dúvida se é Pricecooper Waterhouse). O procedimento é tão rigoroso que eles não fazem a tabulação digitalmente, mas MANUALMENTE. Até hoje, imprimem todas as cédulas de votação (que são preenchidas pela Internet) e contam categoria por categoria os mais de 6.000 votos.

Na noite da cerimônia, dois funcionários da empresa levam maletas contendo os 24 envelopes com os resultados: uma das cópias é entregue aos apresentadores no momento em que entram no palco; a outra funciona como um backup e fica nas mãos do funcionário da PwC. Enquanto os vencedores são anunciados, o envelope backup é aberto nos bastidores e conferido para confirmar que o nome certo foi lido; caso o errado seja anunciado, o auditor interfere e corrige na mesma hora. (Assim, ninguém pode simplesmente mudar o nome na hora, como insistem em falar os boateiros sobre o ano em que Jack Palance anunciou Marisa Tomei como Atriz Coadjuvante por "Meu Primo Vinny".)

O que houve esta noite: alguém entregou o envelope errado a Warren Beatty. É possível ler, em dourado, "Best Actress in a Leading Role escrito do lado de fora do envelope vermelho. Inicialmente, pensei que este tivesse sido o mesmo aberto por Leonardo DiCaprio; porém, como Emma Stone afirmou que o envelope com seu nome estava em sua posse, podemos concluir que o backup foi colocado nas mãos de Beatty.

Ao abrir o envelope, ele leu as palavras "Emma Stone - La La Land" e congelou. Verificou se não havia outro cartão, começou a anunciar e parou. Faye Dunaway riu, achando que o amigo fazia graça ("You're impossible", podemos ouvi-la dizer). Ainda sem saber o que fazer, Beatty mostrou o cartão a ela, que, sem entender o que havia acontecido, anunciou La La Land no microfone.

Neste ponto, quando a transmissão corta para a reação dos "vencedores", podemos ouvir baixinho Beatty dizer "Houve um erro. Dizia Emma Stone".

Na live que fiz aqui no FB (está em duas partes; a segunda, referente à confusão, está em http://ift.tt/2mw97Jp/), percebi que havia algo errado no momento em que vi um produtor entrar no palco e começar a pegar os envelopes de todos. Este foi um momento histórico para os cinéfilos.

Dito isso, por mais que julgue La La Land superestimado e tenha apreciado a vitória de Moonlight, a equipe de Damien Chazelle não merecia ter passado por isso: foram do céu ao inferno em questão de segundos e na frente de todo o planeta.

E também lamento pela equipe de Moonlight, cujo momento de celebração foi comprometido pelo embaraço de uma situação impossível.

Subscribe to receive free email updates: