Imbecis vaiam hino do Chile |
Vaiar time, num campeonato, ok. Mas vaiar atleta individual, quando concentração faz parte do rendimento do cara, em um momento único, sem volta? Torcer pelo erro, pela queda, a plenos pulmões? Não é só uma medalha, muito menos uma rodada do brasileirão, é a vida de uma pessoa, são anos de trabalho que se vão se resumir em metros, segundos.
justify;">
Desculpaê, não é nem questão de civilidade, patriotismo ou fair play. Muito menos alegria, bom humor, espírito de festa, empolgação. É canalhice mesmo.
Até podemos admitir, ok, é nosso jeito de ser - e isso tem ficado cada dia mais claro: somos intolerantes, cruéis, violentos e hostis inclusive entre nós, por qualquer bobagem. Por que aliviaríamos ou seríamos gentis nas poucas chances que temos de ser reconhecidos como melhores que os outros ou bons em alguma coisa?
Só desejo, mesmo, de verdade, que os atletas brasileiros passem a ser vaiados quando se apresentarem no exterior. Que sejam tratados da mesma forma que estamos tratando seus colegas. Que o mundo enxergue como somos um povo grosseiro, inculto e mal educado. Quem sabe assim, nossos "heróis olímpicos" passem a pedir o silêncio e o respeito da nossa torcida.