MEIO DE TRANSPORTE DO NORDESTE

Caminhão Pau de Arara | Fonte da imagem: blogdopesado






CAMINHÃO PAU DE ARARA





 Não é concebível, nem legal e muito menos correto, a forma de se transportar o sertanejo (homem do campo do sertão, que fica na região do nordeste brasileiro) mas é a forma que as pessoas dessa região escolheram mais digna para transportar moradores de cada região afetada pela falta de infraestrutura de tudo, falta de transporte coletivo, hospitais, escolas, bancos segurança e por aí vai. Infelizmente no Brasil, a consciência do estado trabalhar para todos, está ausente dentro da sociedade brasileira no que se refere as pequenas cidades e até as grandes cidades, pois alguns políticos, só prometem, e alguns que querem fazer alguma coisa, para uma classe mais baixa da população, são combatidos de alguma forma. Muitas vezes os empresários querem investir, trabalhar mas o estado não contribui com as infraestruturas necessárias para que o privado funcione. O pau de arara é proibido no Brasil, esse meio de transporte maio Nordestino, não é muito seguro, e a falta de segurança talvez tenha deixado ele proibido de circular nas principais rodovias. Mesmo com toda proibição, ele ainda faz parte da cultura do sertanejo e é visto rodando nas cidades de Juazeiro do Norte, e Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Mas podemos encontrá-lo em Pernambuco e outras cidades nordestinas, principalmente em dia de feira ou romaria. 





Caminhão Pau de Arara | Fonte da imagem: blogdopesado: bollog-






Esses veículos tiveram seu auge nas décadas de 60, 70 e até 80. Como muitos lugares distantes e remotos não tem transportes públicos para chegarem as pequenas cidades do interior do nordeste, esses caminhões ainda rodam nas estradas que não tem fiscalização estadual e federal. Por aí vocês percebem o quanto é precária a situação dessas pessoas que moram em lugares remoto do Sertão Nordestino. Sabemos que durante o grande Êxodo rural que houve dentro do Nordeste brasileiro, esses caminhões adaptados foram o meio de transporte das pessoas que moravam no Sertão nordestino ou não, que embarcaram neles rumo ao sudeste do Brasil, precisamente a cidade de São Paulo, e outras regiões. Vemos que a falta de políticas públicas dentro do Brasil, não é de hoje, que o nordestino e o povo brasileiro vem sendo massacrado com isso, já há bastante tempo, então como os brasileiros são pessoas pacientes e ordeiras, aguenta calado até explodir sua paciência. É claro que tudo aqui nesse país é movido a passos de tartarugas, a “burocracia” e a falta de consciência coletiva leva ao país a ser um dos mais pobres em certas áreas como na distribuição de renda. Tem pessoas que consegue ganhar só dois reais por dia, então isso deixa a sociedade mais pobre precisamente a região do Nordeste brasileira, pois é nessa região onde vamos encontrar o maior déficit dentro de infraestrutura. Se o estado não consegue dá o mínimo de dignidade para o homem, é claro que ele vai procurar se adequar aquilo que não é certo, ou seja: se não existe transporte legalizado, suficiente para as populações de baixa renda, é claro que, transportes alternativos vão surgir para suprir a necessidade dessa população. Isso acontece desde o descobrimento do Brasil, isso é cultural dentro do nosso país, ricos cada vez mais ricos, pobres cada vez mais pobres. Diga-se de passagem que, só uma pequena parte dessa população rica que talvez não atinja 11% que detém a riqueza do país, e o dado também fala que, a renda de 1% mais rico é 36 vezes maior que a média da metade mais pobre. A desigualdade no país é exorbitante e fica entre mulheres e negros. 








Caminhão Pau de Arara | Fonte da imagem: Picbear







Acho que isso é consequência de políticas públicas não direcionada para os mais pobres do Brasil, então a tendência é que os mais pobres andem de pau de arara, (caminhões não legalizado), pelo sertão afora para poderem se locomover dentro desse bioma único no mundo chamado de caatinga. O Pau de Arara, ainda transporta muita gente em estradas não fiscalizadas, são chamadas de vicinais ou estradas de barro, que as vezes não entram no mapa rodoviário. Muitos nordestinos usam esse tipo de veículo para levar as crianças para a escola. No Brasil, a grande mídia quando fala de muitos assuntos, como: política, futebol, saúde, entretenimento, sociedade e outros temas, as vezes ou quase sempre distorce as coisas. Por exemplo: quando um cara coloca uma manchete: “Caminhões Paus de Araras, veículo que coloca a vida humana em risco”, é claro que ele só está falando meia verdade. Seria mais justo e correto ele falar: “Caminhões Paus de Araras colocam vidas humanas em ricos porque, o estado não dá infraestrutura para a população pobre das pequenas cidades. Então tudo isso acontece porque na maioria das vezes o Município, Estado e a União não estão presente dentro do contexto da vida humana e no caso aqui da vida dos nordestinos. Então para terminar o raciocínio, é ilegal atualmente o tráfego desse meio de transporte, mas ele já fez e ainda faz parte da história cultural do Nordeste brasileiro, uma região esquecida por uma parte, ou pela grande parte dos políticos brasileiros. 




Caminhão Pau de Arara | Fonte da imagem: reporterleonardoferreira






Quem trabalha pelo Nordeste do Brasil, o povo não esquece, acho que o homem público que trabalha pelo seu estado e pela camada mais pobre da população, sempre são lembrado na hora de pedirem votos para suas campanhas políticas. O que eu sei é que, o povo sertanejo, o povo nordestino vai levando a vida como pode, e vai fazendo a sua história dentro do cenário socioeconômico do Brasil. Os paus de araras, foram os pioneiros no desbravamento, no crescimento e geraram riquezas para essa região no século passado. Sempre estarão rodando nas estradas empoeiradas e vicinais dessa região, até os órgãos competentes colocarem infraestruturas paras as pessoas mais pobres dessa região se locomoverem para os centros urbanos.









Subscribe to receive free email updates: