TEATRO DE BONECOS

Mamulengos ou Marionetes l Fonte da imagem: saladeartesvirtual








MAMULENGOS OU MARIONETES




A região do Nordeste e a sua cultura no cenário social e econômico nordestino e brasileiro é muito importante. Sabemos que a nossa cultura, tem influências diversas, dentro do cenário cultural popular. Ela está diretamente ligada a sociedade e seus costumes. Quando o Brasil foi colonizado, veio muitas culturas trazidas pelas pessoas de outros continentes. 




Mamulengos ou Marionetes l Fonte da imagem: culturadigital



      Elas vieram da Europa, da África e uma parte do oriente, além da própria cultura indígena que tínhamos aqui. Isso com certeza, foram os primeiros passos para à cultura popular brasileira trilhar nos caminhos das artes. Hoje vamos falar de um dos seguimentos da nossa arte popular que teve a influência lá pras bandas do oriente e que depois com o passar dos tempos foi adaptado aos nossos costumes e gostos e que se tornou genuinamente popular.  Vamos falar do “Mamulengo” que é um tipo de “fantoche” tipo nordeste brasileiro. Os primeiros bonecos, que se tem notícias, no Brasil Colônia são bonecos portugueses e espanhóis. No século XlX, imigrantes germânicos trouxeram o seu teatro de títeres, o Kaspels Theater, que também é de luvas. 




Mamulengos ou Marionetes l Fonte da imagem: avozdacidade




      Os historiadores falam que as primeiras aparições mais antigas de teatro de “marionetes” no Brasil, foram faladas no Rio de Janeiro, isso lá pelo século XVlll, por Luiz Edmundo, livro “O Rio de Janeiro no tempo dos Vice-Reis”. No Nordeste, ele aparece primeiro em Pernambuco e depois começou no restante da região. Ele muda de nome, de estado para estado. O teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente principalmente na China, Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos. 






Mamulengos ou Marionetes l Fonte da imagem valdeckdegaranhuns




     Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais. Suas histórias são tão ancestrais quanto o próprio teatro tradicional. Este tipo de arte se tornou presente entre os primitivas que, deslumbrados com suas silhuetas nas paredes das cavernas, elaboraram o teatro de sombras, visando talvez entreter seus filhos. Daí então, o homem não segurou mais a sua vontade de criação nesse tipo de arte. Suas apresentações eram em praças públicas, nos festejos religiosos, e a temática que é usada em geral tem variações diversas. A magia do teatro de bonecos, dessa arte milenar, encanta adultos e crianças. Depois da China e outros países do oriente, ele entrou na Europa, depois de alguns anos ele entra na América, o surgimento do Teatro de Bonecos aconteceu por volta do século XVl, época dos grandes descobrimentos, o que contribuiu muito para sua divulgação no mundo inteiro. Confeccionado muitas vezes, semelhante à nossa imagem, o boneco se torna um ser misterioso em torno do qual podemos construir um mundo. Eles criam vida através das mãos mágicas dos manipuladores, é a partir dai que, sua expressão se concentra em todo movimento. Ao chegar ao Brasil, o teatro de bonecos tinha várias formas distintas (Engonço, Bonifrate, Tourinha, Preepe e vários outros nomes). Não podemos precisar quando ele chegou por essas bandas, só sabemos que ele se desenvolveu como arte popular recebendo logo diversos nomes e particularidades de acordo com a região, esse é o nosso “Mamulengo”. Os bonecos que encantam as pessoas que prestigiam suas apresentações.










Subscribe to receive free email updates: