A REGIÃO NORDESTE DO BRASIL É MUITO DIVERSIFICADA

SUB-REGIÕES DO NORDESTE BRASILEIRO: Fonte da imagem: ferdinandodesousa








SUB-REGIÕES DO NORDESTE BRASILEIRO






      Sabemos que a região nordeste do Brasil, é muito diversificada entre seus nove estados; sabemos também que, suas sub-regiões: meio norte, sertão, agreste e zona da mata, para se compreender às suas peculiaridades, é fundamental que, possamos analisar as relações sócio culturais estabelecidas na atividade econômica desses locais. Geralmente, quando falamos de Nordeste, muita gente associa isso, como sendo um local de pobreza, seca, subdesenvolvimento, falta de estrutura e muitos problemas de ordem socioeconômica. 


Sub-regiões do nordeste brasileiro: nossomaranhao



      No entanto, isso é apena uma imaginação do passado que se torna as vezes preconceituosa, o estudo das sub-regiões, proporciona uma análise mais clara do que essas sub-regiões significa para o Nordeste em termos de belezas naturais e manifestações culturais de cada sub-região. Hoje vamos falar um pouco de uma dessas sub-regiões; que é o “Agreste”. Essa área é uma área onde sua vegetação predomina a caatinga, e se localiza na região do Nordeste. Ela é muito rica em sua cultura apesar do clima seco, é possível encontrar algumas pequenas áreas úmidas. 


Sub-regiões do Nordeste Brasileiro: Fonte da imagem: estudopratico



      Chamamos de agreste porque essa área fica entre a Zona da Mata e o Sertão, no Nordeste do nosso país. Ela é uma região semiárida e o bioma que predomina neste local é a caatinga. Em algumas regiões, podemos encontrar pequenas áreas úmidas e também brejos, onde são desenvolvidas áreas agrícolas. Essa área estreita geograficamente, fica paralela à costa do oceano atlântico, que vai do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe. O clima se torna mais úmido quando vai se aproximando da Zona da Mata e na medida que se aproxima mais do Sertão o clima vai ficando mais quente e seco com paisagens áridas. Temos grandes cidades situadas no Agreste, são elas: Garanhuns e Caruaru, no estado de Pernambuco, na Paraíba fica Campina Grande, no Sergipe, fica Itabaiana, e em Alagoas fica Arapiraca. 


Sub-regiões do Nordeste brasileiro: Fonte da imagem: marsemfim



      Essa mesorregião do Nordeste, por se encontrar no Planalto da Borborema, as altitudes no Agreste variam entre 500m e 800m, as maiores do Nordeste brasileiro. Por conta disso, as massas de ar carregada com umidades provenientes do Oceano Atlântico, perdem força nessa região, causando intensas chuvas (chamadas orográficas). Também existem secas, em quase toda parte do Agreste e em toda Zona da Mata, além de grandes secas dentro do Sertão. As principais fontes de renda no Agreste, ficam por conta do artesanato, onde os sertanejos podem ganhar dinheiro de forma mais fácil vendendo seus trabalhos. Esses produtos costumam ser negociados em grandes feiras e centros comerciais, localizados nesses grandes centros, como na cidade de Caruaru em Pernambuco, Campina Grande na Paraíba em Feira de Santana na Bahia, em Arapiraca, Alagoas e em Itabaiana no estado de Sergipe. No Agreste, predominam pequenas e médias propriedades rurais onde se desenvolvem a policultura (cultivo de diversos tipos de plantas) e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do Nordeste brasileiro, a Zona da Mata. É no Agreste, onde possui os maiores festivais de São João do Mundo: o de Campina Grande na Paraíba e o de Caruaru que fica em Pernambuco. São festivais que se centram na figura do milho, que é o único dos grandes cereais nativo da América, e a base alimentar dos incas. (Civilização sul-americana).







Subscribe to receive free email updates: